Kurosawa Akira (黒澤 明 1910 – 1998)

© Roger Ressmeyer/CORBIS

Amanhã, Kurosawa-san faria 100 anos…


Nem preciso dizer que ele é considerado um dos melhores diretores do cinema mundial. Referência para orientais e ocidentais, entre eles, os diretores Clint Eastwood e Francis Ford Coppola, fãs assumidos e que admitem influência do cineasta japonês em suas obras cinematográficas.

A família Coppola tem uma relação próxima com Kurosawa. Enquanto filmava Kagemusha, o diretor japonês foi contratado pela empresa japonesa Suntory para dirigir uma série de comerciais com personalidades famosas no set de seu filme. Coppola foi o produtor executivo do longa metragem, e convidado para participar de um dos comerciais (que estava disponível no Youtube, mas foi retirado).

Lembram que Bob, personagem de Encontros e desencontros, filme dirigido por Sofia Coppola, vai a Tóquio para participar da campanha publicitária de uma marca de uísque? Pois trata-se da mesma empresa Suntory, e para o mesmo produto que o japonês e Coppola pai fizeram a divulgação tempos atrás… Uma bela forma de homenagear ambos…

Alguns críticos e pesquisadores japoneses consideram a obra de Kurosawa inferior a de Ozu Yasujiro e Mizoguchi Kenji. Dizem que seu trabalho só foi reconhecido internacionalmente pois seus filmes eram feitos para agradar aos ocidentais, por isso ele é considerado o diretor mais ocidental do Japão (atualmente o cargo é ocupado por Takeshi “Beat” Kitano)…

Polêmicas à parte, Kurosawa era conhecido por ele próprio desenhar os story boards de seus filmes, além de ser também um talentoso pintor.



O crítico José Carlos Avellar escreveu um texto bem bacana sobre Kurosawa e sua arte. Leia aqui.


A partir de amanhã, a Cinemateca Brasileira (SP) contará com uma pequena programação gratuita dos filmes do diretor. Só 6 filmes serão exibidos, bela oportunidade para (re)vê-los. Confira a programação.


Elliott Erwitt/Magnum Photos

おめでとうございます 先生


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s