Fecham-se as cortinas do teatro Kabukiza (Tóquio)

Eu ia escrever e postar fotos deste teatro mais pra frente, pois ele está localizado no bairro de Ginza, o último lugar que estive em Tóquio antes de retornar a Sendai.

Mas acabei de ler a notícia de que ele será demolido para dar espaço a um arranha-céu, e resolvi escrever umas palavrinhas, pois isso realmente me corta o coração!

Ok, no Japão falta espaço. Ok, o teatro terá espaço no primeiro andar deste prédio, mas não será a mesma coisa… Não dá nem para comparar…

Não é nostalgia! E a história que o lugar carrega? Todas as peças, artistas, técnicos, público e visitantes que passaram por lá?

Isso me lembra quando há alguns anos atrás demoliram uma casa antiga na av. Paulista para construir um es-ta-cio-na-men-to!

Novamente pergunto que políticas culturais e sociais são essas que imperam? Quem são os governantes, ministros e ministérios que autorizam tal barbaridade?

Cultura & história pra quê? Vamos faturar! Isso é o que interessa!!!

Ok, o teatro japonês já foi reconstruído diversas outras vezes, mas por problemas provocados pela natureza, não para dar lugar a mais um prédio comercial no bairro que é caracterizado pelas maiores lojas de grifes internacionais!

Como o fuso horário do Japão é de 12 horas a mais do que o de Brasília, a última apresentação já ocorreu, mesmo assim, presto minha homenagem ao local e às lembranças que permanecerão…

Anúncios

2 Respostas para “Fecham-se as cortinas do teatro Kabukiza (Tóquio)

  1. É uma pena mesmo, mas admito que o prédio até parece destoar um pouco… ao menos da imagem que tenho do Jopão ultra moderno. Prefiro a beleza da antiguidade, sempre, mas infelizmente hoje em dia oq conta é o retorno financeiro.

    Uma casa antiga na av. Paulista foi demolida para construirem um es-ta-cio-na-men-to?!

  2. Pingback: Irashaimase – Ginza (銀座) – Tóquio « Vou pra pasárgada ser amiga do rei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s