Irashaimase – Estação de Tóquio

No último dia em Tóquio, como dito no post anterior, fui do hostel para a estação de Tóquio deixar minha bagagem e aproveitar o resto do dia pela cidade.

Para minha surpresa, que já deveria ter imaginado, todos os lockers da estação estavam ocupados!

Só os menores vagavam de vez em quando… Mas eu com as 3 malas, precisava do locker maior!

Esperei 30, 45 min. e nada. Estava até cogitando andar pela cidade carregando as malas… Até que depois de uma hora e pouco, fui mais rápida que uma dupla de japoneses e consegui finalmente guardar minhas malas! Ufa!!

Então, fica a dica, se quiser usar os lockers da estação, chegue cedo, ou perderá algum tempo esperando uma boa alma aparecer e esvaziar algum armário…

Sobre o local, ele é considerado o último grande prédio cuja construção teve início na era Meiji (mais sobre esta era aqui) em 1908. Está localizado no bairro de  Marunouchi e foi fundado em 1914. Seu projeto ficou a cargo do arquiteto japonês Tatsuno Kingo (辰野金吾) para celebrar a vitória do Japão na guerra contra a Rússia.

Foto retirada daqui.

Sua fachada foi construída em tijolo vermelho, com amplos arcos sobre a entrada principal, cúpulas em minitorres, janelas e pilastras de dois andares, parapeitos e janelas retangulares na parte superior. O arquiteto chamava esta obra de “seu estilo renascentista”. A construção foi reforçada com concreto para suportar o peso do prédio, além de concreto na fundação e entre os andares. Era o maior prédio de tijolos de todo o país.

Em 1945, a estação sofreu ataques durante bombardeios aéreos na Segunda Guerra Mundial, mas foi logo reconstruída. As bombas destruíram o teto, as cúpulas de vidro, o terceiro andar e o interior de madeira. Na reconstrução foram feitos tetos simples no formato octogonal em vez das cúpulas originais, e não houve verba para a reconstrução do terceiro andar. Esta estrutura de dois andares data de 1947. As reformas ainda continuam, a que atualmente encontra-se em andamento tem previsão de término em 2011.

東京駅

Tokyo Eki

Anúncios

Uma resposta para “Irashaimase – Estação de Tóquio

  1. Mesmo parcialmente reconstruído, o prédio continua lindo.
    Imagine andar pela cidade com três malas… nem cogitaria isso! rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s