El Calafate | Argentina

Primeiro destino da trip!

O voo de Gru não foi direto e nem foi pela Aerolíneas Argentinas, e sim pela Austral, teve conexão (uuurgh!) em Bs As, no Ezeiza.

Este trecho foi super tranquilo, sem os temidos atrasos da Aerolíneas Argentinas (por enquanto)!

Chegando em El Calafate, realmente, o aeroporto é minúsculo, mas super fofo!

Amigos tinham indicado usar o serviço de shuttle do aeroporto até hostel da empresa Ves Patagônia, antes de viajar, tentei fazer reserva pelo site, mas só dava erro. Arrisquei conseguir o serviço na hora em que cheguei lá. Tem guichê no aeroporto e você resolve rapidinho. Comprando ida e volta tem desconto. Aceitam pesos ou dólares. Super indico (reservei a volta também, e o carro chegou no horário combinado)! =)

O centro principal da cidade é praticamente uma avenida, a Libertador, onde se encontra o comércio, restaurantes (várias opções, mas o preço bem parecido de um para outro. Não experimentei o famoso cordeiro patagônico) e agências dos passeios. Nas suas travessas e paralelas tb. tem alguns…

_DSC0133

_DSC0145

_DSC0176

Dia 1

Cheguei na cidade no horário do almoço. Fiz check in e fui procurar algo para comer.

_DSC0184

Depois do almoço fui andar pela av. Libertador e procurar agência para fazer passeio para as cavernas Walichu. Encontrei uma, esqueci o nome, fica quase em frente ao Casino, no primeiro andar. Fiz a reserva para o dia seguinte e pagamento total com um certo receio, mas deu tudo certo.

Queria ir até a Laguna Nimez, mas começou a chover, aproveitei para passar no supermercado La Anonima (sugiro fazer as compras lá) e voltei para o hostel para descansar um pouco.

Mais tarde parou de chover, fui de novo andar na Libertador, acabei indo até o Mirante. Lindo! Dá para ver boa parte da cidade.

_DSC0156

Um fato interessante é que lá anoitece beeem tarde no verão, umas 22:00, para quem mora numa cidade (Natal city) em que às 17:30 já está um breu que só, demorei para acostumar… E no inverno é o contrário, o sol dá as caras umas 4 horas/ dia.

dia 2

De manhã fui ao Glaciarium, museu que tem um bar no subsolo (não fui, umas senhoras com quem voltei na van foram e voltaram altinhas, uma delas inclusive dizendo que o mocinho não quis dar mais bebida pra ela, pois a outra turma [parece que cada grupo fica lá uns 30 min. para consumir] já ia entrar… kkk).

_DSC0197

Tem transfer de grátis (não tem como errar, ele tem um mega adesivo nas laterais), sai de hora em hora da Secretaria de Turismo, trav. da Libertador.

O museu fica num lugar lindo, no meio do nada, e venta que só, se não fincar os pés no chão, pode sair voando… rs

_DSC0199

_DSC0215

Achei cara a entrada: 70 pesos… Mas como tudo que viria a seguir, até que não está (o país está numa crise do cão, não é mais a Argentina de anos atrás em que tudo era metade do preço, fiquei com a impressão de que estão cobrando como se fosse euro… Uma Coca-cola, quase R$ 10,00!).

Voltando ao museu (não pode fotografar lá dentro, nem sem flash), é interessante, tem toda explicação sobre formação do gelo, geleiras no mundo, e tem filminho em 3D em uma sala de cinema e etc.

À tarde fiz o passeio a Walichu, propriedade privada.

El Calafate não é só geleira, tem reserva arqueológica tb., e de frente para praia!

_DSC0222

A van passa nos hotéis pegando todos os que farão o passeio. A nossa guia era mega simpática.

Só faço uma obs., o passeio é muito rápido! Ok, já sabia disso, pois é avisado que tem duração de umas 2 horas, mas a gente nem tempo direito de ver tudo e fotografar…

_DSC0240

_DSC0247

Mas no final a guia foi bacana e liberou uns minutinhos para ir até a praia, que em vez de areia tem pedra, e o visual é muito massa!

Dia 3

O passeio mais esperado foi reservado no Calafate Hostel (onde minha amiga ficou hospedada): todas as geleiras!

Teeensa! Estava mega ansiosa… =S

Para este passeio, um ônibus tb. passou para pegar cada um no seu devido hotel.

Além do valor do passeio, tem que pagar entrada para entrar no ‘parque’. Moradores do Mercosul tem desconto! Leve documento para comprovar (vários lugares dão desconto para quem é do Mercosul, estudante tem desconto em alguns lugares turísticos também, mas não sabia e não levei minha carteirinha).

O ‘barquinho’ era bem grande, saiu no horário marcado, e depois de alguns avisos na parte interna, fomos liberados para ir para o lado de fora. Daí começa a muvuca… Rs

_DSC0481

Mas ela passa depois de um tempo, daí dá para ficar tranquilo na proa do navio. Até ele se aproximar de alguma atração, daí o corre corre, empurra empurra começa de novo, mas dá para ver tudo direitinho.

_DSC0288

_DSC0358

Vá bem agasalhado, dependendo do barco, respinga água e você pode acabar se molhando, como eu e mais uma pessoas, que ficamos encharcados do joelho pra baixo, até que um dos funcionários falou pra gente entrar no barco porque estava ficando ‘perigoso’…

Quando chega perto dos glaciares, é foda, uma sensação que nem sei descrever, talvez de não sermos nada, de a natureza estar no comando. É muito surreal, entrei em transe…

_DSC0544

_DSC0558

Leve lanche (já que o passeio desde pegar o povo no hotel, até despachar de volta, leva umas 10 horas), acho que vendem só bebida no navio. Outra opção é verificar se sua hospedagem oferece este serviço, achei muito caro, saiu mais barato fazer mercado no La Anonima.

Dia 4

De manhã fui caminhar pela beira do Lago Argentino.

_DSC0603

_DSC0613

Estes pontinhos na verdade são flamingos… =)

Depois do almoço saiu o voo para Ushuaia, e atrasou 2 horas… Feliz #not

Sobre hostel:

As meninas que trabalham lá são ótimas, super simpáticas e prestativas. Só fica gente na recepção até às 19h30, depois, só no outro dia…

A  localização é um tantinho, tantinho mesmo, afastada do centro.

Calefação do quarto e wifi funcionam super bem.

Só faço obs em relação ao banheiro, que é dividido com todos os hóspedes de quartos privados com banheiro compartilhado! Ou seja, só tem 2 chuveiros para todo mundo, cerca de uns 5 quartos, pensando que cada um pode ter 2 pessoas, já dá para ter uma ideia… 😦

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s