Mahmed | RN

mahmed

 

Faz tempo que tinha ouvido falar do quarteto instrumental potiguar, mas  nunca tinha parado para escutar…

Quando o fiz, foi “crush” nos primeiros acordes!

Duca! Fodástico demais! Mara! Massa!

O som da banda te leva pra uma viagem sensorial e litúrgica, pro país das maravilhas, algum universo paralelo, onde só existem os sentidos…

 

Louca pra ouvir e ver ao vivo.

 

 

 

 

Anúncios

Decidir

Decidir

Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é decidir.

Cora Coralina

Carol

Em meio à folia do carnaval (sqn), assisti Carol ontem à noite.

Confesso que estava esperando filmaço, tinha lido vááárias ótimas críticas, mas mesmo assim, nossa, conseguiu superar qualquer expectativa.

Filme dirigido por Todd Haynes, baseado no livro “The Price of Salt” de Patricia Highsmith (sou fã, ainda não li este trabalho).

A película trata, na década de 50 em Nova York, do encontro e desenvolvimento da relação entre Carol Aird (Cate Blanchett – sempre diva) e  Therese Belivet (Rooney Mara), ambas mara, mara, mara. E mostra o amor entre duas pessoas.

Além de direção e atuações fodásticas, direção de arte e fotografia também são impecáveis.

É o tipo de obra que você não quer que acabe, sabe?

Atenção: exemplo de filme pra ver na telona!

 

Hotel Okura | Tóquio

Li a notícia da demolição do Hotel Okura, cuja arquitetura é representante da época da pós-guerra, e meu coração já ficou apertado.

Apesar de prometerem “reproduzir fielmente” o estilo original, sabemos que não será bem assim..

Por que esta necessidade de botar o local abaixo? Não seria suficiente fazer  restaurações, extensões? Necessidade estúpida de precisar “renovar” o tempo todo…

Este caso me lembra outro, que postei aqui anos atrás…

 

MG 2015.2/ 2016.1| Serviço

SERVIÇO:

Bus

Atualmente somente uma empresa rodoviária faz o trajeto São Paulo x São João del Rei (antes tinha outra), a Util, que na verdade deveria mudar seu nome para Inútil, seria mais adequado…
Comprar as passagens pelo site foi bem complicado, após escolha do dia, horário, poltrona e etc., você preenche os campos com seus dados pessoais e fica esperando que o sistema envie um link para o seu email para validar os dados, só que esse email nunca chega!
Liguei para o SAC, mandei email, e dias depois (!!!???) recebi a liberação para finalizar a minha compra, depois disso é só imprimir os vouchers.
Como não consta de qual rodoviária sai o ônibus de SP, tive novamente que ligar para confirmar (é do Tietê).
Na data da viagem, cheguei cedo, entrei na fila em frente ao guichê para pegar as passagens, conforme consta no voucher, quando a moça informa gritando que a retirada das passagens é no espaço Vip, localizado no andar de baixo, das plataformas de embarque…
Na ida, o ônibus chegou  no horário previsto (7 horas de viagem), mas na volta houve atraso de 1:30 (duração de 9 horas de viagem!!!)…

Ah, só tem o tipo de poltrona normal, nada de leito.

No fim de semana as passagens são mais caras.
Enfim, se for de ônibus para lá, prepare-se para o perrengue… rs
Hospedagem

Foi no Hotel Calcinfer, o preço super foi em conta: quarto suíte (frigobar, ventilador e tv que sintonizava somente Globo, SBT, Record e Band, mas tá valendo) com diária a R$ 70,00 (mesmo na virada). Tem outras opções de quartos.

O bom é que fica a uns 5 min. à pé da rodoviária, mas ao contrário do que consta no site, está a uns 2,5, 3km do centro histórico. Se estiver sozinha, não recomendo voltar à noite sozinha, vá de táxi, o funcionário disse que depois que escurece não é recomendado pegar ônibus.
O funcionário Alessandro é super simpático e prestativo! É ele quem responde os emails e é mais gentil ainda ao vivo e  a cores.
Café da manhã, wifi, e arrumação do quarto ok.
Não é hotel típico para viajantes, vi muitos funcionários da Petrobrás e representantes comerciais.

Perto tem supermercado Armandinho e Sales.

 

Passeio rupestre

Infelizmente não rolou… Foram muitas informações desencontradas.

Alguns disseram que precisava de 7 dias de antecedência para fazer reserva, pois se trata de área de treinamento militar, outros que só seria permitido depois de março, e outros que daria para ir…

Enfim, fica pra próxima

 

Agência de passeios

Apesar de São João e Tiradentes serem turísticas, há sério problema de informação turística confiável e mesmo de agências abertas no fim do ano.

Mesmo que não tenha feito passeios com elas, duas foram as que me responderam por WhatsApp e foram mega prestativas: Uai Trip (agência de Tiradentes), os donos são super atenciosos, respondendo mensagens inclusive à noite; e Rumos e rotas (São João); tem outras que não tem nem site  (galera, estamos em 2016!!), liguei, mandei mensagem, sinal de fumaça, mas nada de resposta…

 

Reveillón em São João

Se você procura agito, comemoração e etc., vá para outra cidade. Na virada tiveram alguns pouquíssimos fogos e só…

Alguns restaurantes estavam oferecendo ceia por R$ 120,00/ pessoa. Em Tiradentes os preços variavam entre esse valor e o dobro.

 

Geral
Talvez seja melhor fazer essa trip depois da virada, quando os lugares turísticos, comércio e agências tiverem voltado a funcionar…

Sobre o tempo, a maioria dos dias foram quentes com sol, algumas noites choveram, algumas poucas manhãs amanheceram nubladas e com chuvisco.

 

Mais fotos > picasaweb.google.com/msugai

MG | Casa das Pedras – dia 7

Arrasada por não ter conseguido fazer o passeio das pinturas rupestres (sim, é possível encontrá-las na região), a consolação do passeio off-road foi visitar a Gruta Casa de Pedra, que fica na BR (estrada nova) entre São João e Tiradentes.

Foi óóótimo! Superou qualquer expectativa.

#turistandoemMG foi fechada com chave de ouro =)

Neste dia não ia rolar este passeio pela agência, mas resolvi arriscar e ir pelo menos até a entrada, já que o dia tinha (de novo) amanhecido nublado.

Depois de pegar o bus na rodoviária de São João, tem que descer bem na “Casa de Pedra”, tem um hotel do outro lado da BR (que é o lugar para voltar para São João), é só descer a rua até o final.

Do lado esquerdo tem a mineradora, e do outro, o portão para a caverna. A partir dele só pode-se entrar com o monitor. Fui com a simpatia do sr. Toninho.

Ele e seu filho têm permissão para fazer o passeio, já que o local pertence à mineradora. Não há incentivo algum por nenhum outro órgão. Inclusive eles é que fazem por conta, por exemplo, os reparos nas passarelas de madeira…

Sobre o passeio, felizmente o grupo era pequeno, então super deu para aproveitar.

Acho que foi minha primeira vez dentro de uma caverna.

Sr. Toninho entrega a touquinha e o capacete com luzinha, mesmo assim é bom levar uma lanterna ou usar o do celular, além de repelente…

Anda-se um tantinho até chegar na entrada da caverna, lá ele dá orientações de que só se deve colocar a mão onde ele orientar, pois há várias aranhas que são imperceptíveis (e são mesmo, mesmo com luz da lanterna você quase não percebe)!! Pode-se usar flash para fotos, desde que não dirigidos diretamente para os morcegos (e como tem bichinhos!), pisar somente onde ele apontar, e não se aproximar dos ninhos de urubus.

892

996

O passeio dura em média 40  minutos, mas acabamos ficando uma hora a mais =P

Estava precisando desse contato com natureza, apesar de rápido.

101810351050

O lugar é muito mara e cheio de histórias que o monitor conta.

902919933

Vá por conta, não precisa ir com agência. Para garantir, ligue e agende (cel. Sr. Toninho (32) 8862-8900. R$ 20,00/ pessoa.

Moedinhas muito bem gastas!!

Se tivesse ficado mais dias, com certeza teria feito de novo.

 

1073

 

 

 

 

MG | Congonhas – dia 4

Confesso que depois de Prados, fiquei receosa de ir para Congonhas, mas foi uma grata surpresa conhecer a cidade e as obras de Aleijadinho (fora as que tinha visto em Ouro Preto).

De São João saem ônibus de manhã nos horários das 8, 10 e 12h00, não sei quais são à tarde. Voltei no das 15hs., acho…

532575

Lá tem rodoviária e posto de turismo, mas estava fechado por ser feriado (1/1).

A dica é pegar na rodoviária mesmo o ônibus Basílica (que tem wifi que funciona! Yey) e descer, na Basílica… rs

O local fica no ponto mais alto, então você economiza no fôlego pra subir.

É nesta igreja que estão os doze profetas produzidos por Aleijadinho (Basílica do Bom Jesus de Matosinhos).  A vista da cidade é mara!

Abaixo tem as Capelas dos Passos da Paixão de Cristo.

462472498529

544

Na descida pela Rua da Ladeira, passei pelo Museu da Imagem e Memória, que queria muito ter entrado, até por conta do tema da tese, mas estava fechado =(

555

E pela Igreja de São José, que também não estava funcionando.

562
Ao atravessar a ponte, chega-se ao outro lado da cidade, com mais igrejas… Adivinhem, fechadas =(

609

Igreja Matriz Nossa Sra. da Conceição

Abaixo, igreja de Nossa Sra. do Rosário, a mais antiga da cidade, fechada para reforma. E conforme informado por um super simpático morador, vai demorar, pois a verba ainda não foi transferida…

Ali fiz mais dois amigos, a dupla de crianças à direita na foto, que vieram falar comigo… =)

629